UFOP

A UFOP foi instituída como Fundação de Direito Público em 21 de agosto de 1969, incorporando duas instituições de ensino superior centenárias: a Escola de Farmácia (fundada em 1839) e a Escola de Minas (fundada em 1876). Desde então, a Universidade Federal de Ouro Preto expandiu-se com a criação de novas unidades acadêmicas e com a implantação de dezenas de cursos.

A UFOP possui hoje uma estrutura multi-campi nas cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, e em João Monlevade, no Vale do Aço. Além disso, conta com o Centro de Educação a Distância (Cead).

Na cidade de Ouro Preto, a UFOP conta com o Campus Morro do Cruzeiro e também com prédios no Centro Histórico onde localiza-se, por exemplo, a Biblioteca de Obras Raras (no prédio Escola de Minas do Centro Histórico) que conta com um acervo de 20 mil volumes. Entre eles, estão livros dos séculos XVIII e XIX, de pesquisadores e naturalistas estrangeiros que estudaram o Brasil. A reitoria da Universidade também localiza-se no Centro Histórico.

O Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, em cujas dependências ocorrerão a maioria das atividades do V EEMOP, localiza-se no Campus Morro do Cruzeiro e foi fundado na década de 1980. Atualmente o Instituto abriga os Departamentos de Ciências Biológicas, Computação, Física, Matemática, Química e Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente.

O Departamento de Matemática da UFOP conta com profissionais das áreas de Matemática  e Educação Matemática, contribuindo para a formação de alunos da grande maioria dos cursos da Universidade. O Departamento de Matemática oferece, desde o ano de 1998, o curso de graduação em Matemática nas modalidades Licenciatura e Bacharelado, além do curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática .

Mais informações sobre a Universidade nos endereços

Universidade Federal de Ouro Preto – www.ufop.br

Instituto de Ciências Exatas e Biológicas – www.iceb.ufop.br

Centro de Educação Aberta e a Distância – www.cead.ufop.br

Departamento de Matemática – www.iceb.ufop.br/demat

Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – www.ppgedmat.ufop.br