Submissões

Poderão ser submetidos ao evento Comunicações científicas (CC), Relatos de Experiência (RE) e Pôsteres.

Prazo para submissão de trabalhos: 30 de Novembro de 2016.

Instruções gerais para os autores:

Por favor, leia todas as instruções com bastante atenção antes de realizar a submissão de trabalhos.

1 – Para submeter um trabalho é necessário que, pelo menos um dos autores (coautores), tenha feito a inscrição e o pagamento da taxa. No caso de um único pagamento, ele deverá estar em nome do autor (ou coautor) que vai apresentar o trabalho no VI EEMOP.

2 – Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido. O pagamento é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir às palestras, mesas redondas, minicurso, submeter trabalho para ser avaliado que, quando aceito, poderá ser apresentado e publicado nos anais.

3 – Cada trabalho poderá ter, no máximo, 3 (três) autores.

4 – Cada participante poderá submeter, no máximo, 2 (dois) trabalhos como autor ou coautor.

5 – Todos os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Pareceristas que levará em consideração as seguintes questões:

  • O texto apresenta um trabalho que se inscreve na área da Educação Matemática?
  • Os objetivos do texto estão claramente formulados?
  • O texto claramente a experiência relatada? [esse critério se aplica aos pôsteres e aos relatos de experiência]
  • O texto está redigido de forma clara, numa linguagem apropriada e de acordo com as normas do evento?
  • A fundamentação teórica é compatível com os objetivos propostos? [esse critério se aplica às comunicações científicas]
  • O texto descreve claramente a metodologia utilizada (procedimentos e participantes no caso de estudo empírico)? A metodologia adotada é adequada aos propósitos da pesquisa? [esse critério se aplica às comunicações científicas]
  • A análise de dados e os resultados apresentados (para o caso de estudo empírico) estão coerentes com a questão da pesquisa e fundamentação teórica? [esse critério se aplica às comunicações científicas]

6 – Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas aqui expressas e a formatação apresentada nos Templates.

7 – As modalidades de trabalho a serem submetidos ao VI EEMOP são:

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (CC)

O texto da modalidade COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (CC) deverá apresentar resultados parciais ou finais de pesquisas científicas na área da Educação Matemática, podendo ser uma pesquisa de natureza teórica ou empírica.

Texto: Mínimo de 8 e máximo de 12 páginas, do título às referências.

A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do documento. Para fazer o download do template de texto de Comunicação Científica, CLIQUE AQUI.

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE)

O texto da modalidade RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE) deve ser pautado na  reflexão sobre uma ação ou conjunto de ações na área da Educação Matemática como, por exemplo, uma prática de sala de aula, de formação de professores, de desenvolvimento de produtos, etc. É importante que o texto contemple uma descrição detalhada do desenvolvimento da experiência, com observações e reflexões do autor.

Texto: Mínimo de 8 e máximo de 12 páginas, do título às referências.

A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do documento. Para fazer o download do template (modelo) de texto de Relato de Experiência (RE), CLIQUE AQUI.

 

PÔSTER (PO)

O texto da modalidade Pôster (PO) pode apresentar resultados parciais ou finais de pesquisa, bem como relatos de experiências no âmbito da Educação Matemática. O pôster deverá ser confeccionado com dimensões 90 cm por 120 cm e deverá apresentar qualidades estéticas e atrativas aos participantes.

Texto: Mínimo de 6 e máximo de 8 páginas, do título às referências.

A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do documento. Para fazer o download do template (modelo) de texto de Pôster (PO), CLIQUE AQUI.

 

8 – Envio de trabalhos

Os textos devem ser enviados em duas versões, da seguinte maneira:
1 – Versão identificada em DOC ou DOCx

A versão identificada é aquela na qual os nomes dos autores aparecem logo após o título do trabalho. Utilize o template e ao final, salve o texto em doc ou docx, nomeando-o da seguinte forma: utilize as letras CC (para comunicação científica), RE (para relato de experiência) e PO (para pôster), seguido do sobrenome do autor (coautor) que vai apresentar o trabalho. Exemplo: CCalmeida.doc ou REpereira.doc

2 – Versão não identificada em DOC ou DOCx

Na versão não identificada, não devem aparecer os nomes dos autores logo abaixo do título, nem a identificação da instituição nas notas de rodapé da primeira página.

Deve ainda ser evitado qualquer menção aos autores no corpo do texto.

Antes de salvar o arquivo, verifique se existem marcas ocultas que permitam identificar os autores. Para saber mais, acesse https://support.office.com/pt-br/article/Remover-dados-ocultos-e-informa%C3%A7%C3%B5es-pessoais-de-documentos-do-Office-c2499d69-413c-469b-ace3-cf7e31a85953 ou CLIQUE AQUI para ler uma síntese.

Como nomear o arquivo: utilizar as letras CC (para comunicação científica), RE (para relato de experiência) e PO (para pôster), seguido do número do CPF do autor (coautor) que vai apresentar o trabalho. Exemplo: CC54467973212.doc ou PO54433312912.doc

Ficha de inscrição de trabalho: Preencher a Ficha de inscrição do trabalho com os dados de todos os autores do trabalho. Para ter acesso à Ficha de Inscrição do Trabalho, CLIQUE AQUI.
Salvar a Ficha de inscrição do trabalho e encaminhar juntamente com o texto do mesmo. Ao salvar, o arquivo deverá ser nomeado utilizando o seguinte critério: as letras CC (para comunicação científica), RE (para relato de experiência) e PO (para pôster) seguidas do número do CPF do autor (coautor) que vai apresentar o trabalho e da expressão folha. Por exemplo: CC02703148900folha.doc ou RE02703148900folha.docx

2. Enviar as duas versões do texto e a Ficha de inscrição do trabalho devidamente preenchidos para o e-mail da Comissão Científica do encontro: vieemop@gmail.com

Após submissão do trabalho, o autor principal receberá e-mail de confirmação de recebimento.

– Apresentação dos trabalhos
Para as modalidades CC e RE um Datashow estará à disposição. Assim, cada autor deverá trazer seu próprio notebook.